
FORA DE JOGO
Nós, mulheres, continuamos fora, quando o assunto é esporte.
"Fora de jogo" é um áudio documentário produzido, apresentado e editado por mim, Giovanna Pires, como Trabalho de Conclusão de Curso, em Jornalismo. O documentário conta as dificuldades que as profissionais femininas enfrentam ao exercerem o jornalismo esportivo no Brasil. As jornalistas denunciaram, por meio de entrevistas, situações de assédio e preconceito que sofrem, apenas por serem mulheres.
Não dá pra continuar desse jeito, né?
APENAS 13% DOS PROFISSIONAIS, NA TV ESPORTIVA, SÃO MULHERES.
Um estudo feito pelo portal UOL, em 2016, apontou que apenas 13% dos profissionais que aparecem nos canais esportivos por assinatura brasileiros, são mulheres.
Vai lá conferir: uol/esporte/especiais/mulheres-e-o-jornalismo-esportivo-na-tv.htm

COMO TUDO COMEÇOU?
Desde que eu era uma pequena Gio, gosto de assistir esportes. E, desde aquela época, percebo que esse não é muito um ambiente para todas e todos, como muita gente por aí acha que é.
Pra falar sobre a rodada do fim de semana, eu tinha que me juntar aos meninos, toda segunda feira. Quando eu assistia aos programas de debates na TV, só via homens. Nas arquibancadas dos estádios, a maioria das pessoas era (e ainda é) de qual sexo? Masculino. Tudo isso sem citar a gigante popularidade dos esportes praticados apenas por homens, né?!
Alguns anos depois, decidi fazer Jornalismo pra trabalhar na área esportiva e ajudar a mudar toda essa situação. Passei meus anos de curso lutando pra abrir a cabeça das pessoas em relação a esse assunto e, para finalizar da melhor maneira, produzi um áudio documentário sobre as dificuldades que as mulheres enfrentam para trabalhar com o jornalismo esportivo, no Brasil.
No meu doc, que foi apresentado como projeto experimental de Trabalho de Conclusão de Curso – e, importantíssimo: aprovado com nota 92 rs, pude entrevistar jornalistas, que produzem conteúdo para canais esportivos de TV por assinatura brasileiros, SporTV, ESPN, Fox Sports e o extinto Esporte Interativo (RIP rs).
Produzir esse trabalho foi uma experiência tão incrível que resolvi dar mais voz a ele! Nesse blog, além do áudio doc, você vai poder ler textos feitos por mim sobre o tema e, ainda, ouvir o que as jornalistas têm a dizer sobre isso.
Espero que, com mais um pouquinho de conhecimento, você possa enxergar com mais carinho o assunto, que é importante pra todo mundo, não só nós, mulheres! =)
O QUE ELAS TÊM PRA DIZER
QUER SABER MAIS SOBRE O ASSUNTO?
É só escolher uma das opções de entrar em contato comigo. Toda mensagem é importante! =)
(31) 9 9146 3798
